3 rotinas para os gestores do varejo!
25/04/2016
Gerir um negócio é uma tarefa que demanda diversas habilidades, com certeza a experiência é um fator importante, assim como conhecimento sobre todas as etapas do seu negócio. Mas hoje um bom gestor precisa constantemente se desenvolver em uma série de hábitos e conhecer as rotinas que tornam o trabalho mais produtivo e eficiente, tudo isso para ter um controle mais preciso das diversas camadas do seu negócio. Descubra agora como tornar cada atividade mais eficiente e como um software de gestão pode ajuda-lo a ter melhores resultados.
- Controle o patrimônio de entradas e saídas: É preciso estar atento a tudo o que é comprado e vendido pela empresa, assim como os produtos em estoque. Conhecer as entradas e saídas e integrá-las aos relatórios. De nada adianta comprar uma quantidade de determinado produto e o mesmo gerar dívidas ou diminuir o capital de giro se ele passar por uma baixa de vendas. Desta mesma forma o patrimônio de ver ser gerenciado de acordo com as necessidades, modificações de mercado e utilidade para a equipe de vendas.
- Atendimento ao cliente e vendas: Com certeza esta é uma das principais rotinas gerenciais para o varejo. O bom atendimento deve ser o foco de qualquer empresa que almeja sucesso, já que as vendas e consequentemente o lucro, dependem do consumidor. Oferecer um atendimento satisfatório vai além de suprir as necessidades básicas do consumidor. O gestor precisa estar atento à abordagem, encantamento e processos de fidelização que irá praticar em seu modelo de negócio. Agilidade, segurança, entrega correta do produto, devoluções e trocas são processos que precisam estar claros a toda equipe, que em sintonia seguirá o melhor caminho para a satisfação do cliente. É necessário também conhecer os pontos fortes e fracos da sua equipe, metas e rendimentos, para então, lidera-los e conduzi-los para a melhor estratégia de negócio.
- Controle de processos: Manter uma liderança efetiva não é uma tarefa simples, não basta mandar fazer, o gestor precisa entender os processos, apresentar soluções e motivar a busca por melhores resultados. Saber ouvir seus clientes e sua equipe é fundamental para criar estratégias condizentes e sólidas. Com a utilização de um sistema como o Business Intelligence (inteligência de negócio) é possível coletar, organizar, analisar e monitorar as mais diversas informações, facilitando assim a tomada de decisões.
Como um sistema para o varejo pode ajudar nas rotinas de gestão?
As rotinas acima apresentadas como todas as outras, podem ser muito mais eficientes com a utilização de um software de gestão para o varejo, pois assim, o gestor conseguirá realizar ações de forma integrada, poupando tempo, aumentando a confiabilidade das informações e redução de retrabalho. Outra vantagem que se tem ao utilizar um sistema de gestão é a visão do negócio, que precisa ser clara e apontar dados de cada fase do seu negócio, desde a compra até o pagamento final. Entre em contato conosco e conheça a nossa solução para empresas do varejo