Como criar uma parceria para seu negócio
21/07/2017
Diante de um mercado concorrido e cheio de incertezas é um desafio diário manter-se instável, para isso é necessário fazer parcerias com outras empresas através de um compartilhamento em que ambos se fortaleçam e se tornem mais competitivos no mercado.
É uma tarefa desafiadora, e quando não bem alinhada pode ser tornar frustrante, é necessário que se busque uma organização que possua os mesmos valores, objetivos e ideais de negócio, ou seja, tem que haver confiança. Confira 5 dicas para entender se você está seguindo o caminho correto na formação de uma parceria:
1 – Contribua com desenvolvimento do negócio
Não seja unilateral, é preciso criar uma via de mão dupla, onde ambos são beneficiados. Pode ser uma com uma ideia, serviço, indicação ou divulgação de um produto ou serviço de seu parceiro.
2 - Diversifique as escolhas de parcerias
A escolha sempre deve ser estratégica, porém não te limita a fazer somente parcerias com empresas do mesmo segmento. O resultado positivo vem de diversificação atrelada a qualidade.
3 – Identifique todas as competências que são necessárias
Primeiro identifique quais as competências que faltam na sua organização, após desenvolva e mostre ao mercado o quanto sua empresa pode contribuir em uma parceria. Assim estará apto para obter uma colaboração das demais, pois ambos poderão obter vantagens.
4 – Defina os objetivos para ambos
Somente haverá um valor quando os objetivos estiverem definidos de acordo com os interesses e as necessidades de ambos. Eles podem ser vários, como por exemplo, compra de mercadoria de um mesmo fornecedor, criação de um plano de negócio, apenas comercial, dentre outros.
5 – Priorize uma mesma visão de mercado
A aliança que surge de uma parceria é feita para que seja sempre forte e duradoura, então é necessário apoiar-se em organizações que tenham o mesmo perfil ético e de qualidade ao qual a você sempre demonstrou ao mercado sobre seus produtos ou serviço. Ponto importante a ser visto antes, para não se criar uma parceria com uma empresa que se comporta o oposto da sua.
Fonte: Katherine – Portal dedução