Como você mede o sucesso da sua empresa?
13/04/2015
Grupos confusos não trabalham de forma eficiente. Toda equipe deve saber qual é o alvo desejado. Confira sete dicas para medir o sucesso e ter êxito.
Se você está em um projeto ou precisar bater metas em seu trabalho, já deve saber que há inúmeros obstáculos que o impedem de alcançar o sucesso: burocracia, orçamento, falta de dinâmica, etc. Mas podemos dizer que o mais prejudicial de todos é a indefinição do sucesso dentro das equipes. De diretores a estagiários, todos têm uma ideia particular do que seria o êxito no projeto ou meta. Além de não alinhar esses conceitos, o problema de muitas equipes é que a definição padrão ou é inexistente, ou está baseada nos critérios errados.
1) Programação
A finalização de um projeto pode ocorrer de diversas formas: data específica de um prazo final, finalização de um produto ou campanha, alcance de um orçamento, etc. Independente de como ou quando seu projeto acabar é necessário trabalhar sob uma programação ou calendário. Concentrar-se para que a equipe cumpra essa agenda, independentemente do cliente, fará toda a diferença no rendimento das tarefas.
2) Propósito
Qual é o objetivo ou alvo do trabalho? A resposta deve alinhar sua equipe, você e o cliente ou produto de forma que seja a motivação principal e geral entre todos do grupo. Esse fator irá determinar todos os outros, desde a estratégia ao resultado.
3) Orçamento
Para muitos projetos, esse é o critério principal. O time sempre deve saber exatamente em quais termos financeiros está trabalhando. Se estabelecermos um capital, deve-se preservá-lo. De outra forma o negócio não será rentável. Quando um projeto é finalizado dentro dos limites pré-estabelecidos, a confiança e credibilidade transmitida aos seus clientes ou parceiros irá aprofundar-se e aumentar.
4) Satisfação da equipe
Se você está no comando do projeto, não peça a seus colegas que façam algo que você não faria. Eles têm obrigações e objetivos fora do trabalho e sobrecarregá-los com tarefas que poderiam ser distribuídas de forma mais eficiente não irá cooperar para o relacionamento e rendimento da equipe.
5) Satisfação do cliente
É seu trabalho garantir que os clientes recebam exatamente o que pediram, mesmo que a articulação desse desejo não tenha sido clara. Para não ter surpresas na conclusão do trabalho, peça à sua clientela que analise periodicamente o serviço e desenvolvimento do projeto. Não considere êxito ter entregado o produto certo, mas ter falhado durante o processo. A satisfação de seu cliente deve acompanhar todo o trabalho e não apenas a conclusão.
6) Qualidade
Sua credibilidade depende diretamente da qualidade de seus produtos. Em qualquer projeto, o padrão deve ser o mesmo. Lembre-se que seu próximo cliente pode vir pela indicação de um projeto anterior bem-sucedido. O inverso também é verdadeiro. Você pode perder clientes por conta de má reputação.
7) Controle de gestão
Obter informações de qualidade sobre os processos de sua empresa é muito importante. Quando o administrador encontra falhas que podem ser corrigidas sua empresa tem muito mais chance de obter o sucesso. É preciso utilizar a tecnologia a disposição para obter as métricas necessárias para uma gestão de qualidade.
fonte: noticias.universia.com.br
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