Não basta apenas atrair novos clientes, é necessário fidelizá-los!
18/10/2016
O investimento em fidelização irá trazer muitos lucros para sua empresa, além é claro de melhorar a imagem comercial do seu negócio. É importante ter em mente que estratégias de fidelização, investimentos em tecnologia, treinamentos e pessoas são instrumentos que farão sua empresa se destacar no mercado, garantindo a continuidade de suas negociações.
Mais que clientes satisfeitos você deve visar clientes fiéis, que retornam, movimentam seu caixa, e te recomendam pelos excelentes produtos ou serviços prestados. Agora vamos conhecer 5 dicas para fidelização de clientes e lhe ajudar nesse importante momento para você e sua empresa.
1) Conheça seu cliente
O primeiro passo para fidelizar um cliente a longo prazo é estar atento as suas características, necessidades e comportamentos. Ter o conhecimento de suas preferências gera um atendimento personalizado e assim você poderá oferecer seus produtos de uma maneira mais assertiva. Um bom método para oferecer esse diferencial aos seus clientes é através da utilização de softwares de gestão, onde você poderá cadastrar os dados de seus clientes, como: Nome, endereço, negociações, últimas compras, preferências, analise das últimas vendas e muito mais!
Lembre-se que é importante manter esses dados sempre atualizados. Com eles em mãos você poderá oferecer benefícios diferenciados e que superem as expectativas do seu cliente.
2) Tenha canais de comunicação eficazes
É extremamente importante que seu cliente tenha meios fáceis e acessíveis de entrar em contato com você. Mantenha em funcionamento todos os meios de comunicação possíveis, e faça seu cliente conhecê-los. Seja por um site bem estruturado, rede social, e-mails, entre outros. O importante é mostrar ao cliente que ele tem um espaço para ser ouvido, registrar suas dúvidas, sugestões, melhorias e criar um vinculo de confiança com a empresa. Porém nada supera um bom atendimento, uma boa negociação e um bom processo de venda e pós venda.
3) Crie ofertas
Tenha programas de ofertas para os clientes que queiram recebê-las. Se um cliente procura um produto indisponível em estoque, avise quando chegar, o mesmo vale para novidades dentro do que ele costuma comprar. Alguns clientes são formadores de opinião e geralmente têm redes bem constituídas e repletas de propensos novos clientes. Eles poderão se tornar importantes aliados. Tenha cuidado ao entrar em contato com os clientes pelo telefone, normalmente esse tipo de contato pode parecer um tanto invasivo. Uma dica é utilizar o telefone apenas para clientes que compram com frequência, ou os que manifestarem desejo de serem informados sobre novidades.
Mantenha no cadastro com os melhores horários para seu cliente ser contatado e utilize o histórico de compras quando fizer contato, assim seu cliente irá sentir que tem valor para sua empresa, e ele realmente tem. Para isso funcionar corretamente sua empresa precisa ter um software para gerenciar este processo e trazer ao seu cliente o produto desejado na hora certa e suprir suas expectativas.
4) Honre com suas promessas
Uma etapa básica para fidelização de clientes é cumprir a promessa da empresa, o acordo básico. Entregar no prazo certo, quantidade certa e principalmente com qualidade são fatores fundamentais para o sucesso da sua empresa. É preciso ter em mente que para que ocorra a fidelização é necessário além de resolver o problema do cliente, encanta-lo. Os clientes buscam conveniência e atendimentos personalizados. Entregue isso a eles.
5) Busque diferenciais
Você precisa se destacar no mercado, atualmente diversas marcas e produtos estão criando estratégias parecidas para conquistar uma venda. Mas você precisa ser diferente, pensar diferente e agir. Ofereça condições competitivas, boas experiências na hora da compra, um atendimento diferenciado e atribua valor a seus produtos e serviços. Hoje em dia os clientes não estão interessados apenas em comprar, eles querem receber orientações sobre os seus produtos, a maneira de usá-los e conservá-los melhor, e até mesmo sobre a sua origem, composição e processo de fabricação.
Faça acontecer. Afinal você é o melhor no que você faz, não é mesmo?
fonte: texto adpatado jornaldoempreendedor.com.br