Novas ameaças de hacker no Brasil
21/08/2017
O vírus RansomwareManba voltou a dar as caras no Brasil. Ele é bem agressivo, pois é inserido um código secreto no computador da vítima, afetando a máquina por inteiro. A diferença dos demais malwares é que ele intimida o usuário a pagar um resgate em bitcoins (moeda virtual), porém nenhuma chave é liberada no final.
Ele funciona da seguinte forma: infecta algum arquivo do Windows, após o malware codificar os dados do usurário sem que ninguém perceba, posteriormente ele expõe um pop-up avisando que o computador está bloqueado e o usuário não terá mais acesso aos dados, somente se pagar pelo valor exigido.
Este vírus é difícil de ser detectado e possui disfarces que o torna grave. Os modos de ataque são através de apps desprotegidos, e-mail, sites e links suspeitos ou até mesmo por meio de rede social, a forma mais utilizada atualmente.
A realidade é que este vírus não foi feito para obter recursos, e sim para causar maior quantidade de prejuízos possíveis. A orientação de especialistas é que não se pague o resgate. Para se proteger é necessário ter um bom comportamento na internet, e um bom antivírus no seu computador também ajuda, no entanto, a principal dica é realizar backup diário de suas informações em um dispositivo externo.
A Junsoft aconselha a todos os clientes e parceiros que faça o backup de todos seus arquivos diariamente. No mais, vale lembrar, evite clicar em SPAM dos seus e-mails, vídeos ou links enviados pelas redes sociais e só instale programas de sites confiáveis.
Lembre-se: a propriedade da informação é única e exclusivamente do usuário, bem como a responsabilidade pela integridade de seus dados.
Fonte: Techtudo