PROSSEGUIR
Nós armazenamos algumas informações sobre navegação através de cookies para saber o que agrada e prover uma melhor experiência no nosso site para quem mais importa: Você! Ao continuar a usar nossos serviços, Você concorda com a Política de Privacidade e Cookies.
Icon Whats APP (45) 3055.3344

NOTÍCIAS JUNSOFT

Fique atento as novidades

Os KPI que o gestor precisa ficar atento em sua reformadora!


29/01/2016




Do inglês Key Performance Indicator, o KPI significa Indicador Chave de Desempenho de uma empresa. Confira a matéria abaixo e fique de olho nos KPIs em que uma empresa precisa ficar atenta. Estamos no início do ano e este é o melhor momento para definir todos os KPIs que a sua empresa precisa acompanhar para identificar a performance de suas próximas ações.
 









01) Lucro Líquido
O lucro líquido é a menina dos olhos de qualquer empresa. Como ensina o SEBRAE, nós podemos chegar a este valor depois de somar todo o faturamento e deduzir os custos e as despesas dele.
 
02) Margem de Lucro Líquida
A margem de lucro é aquilo que a sua empresa planeja lucrar como retorno do que foi investido nela. De acordo com o SEBRAE, além de fazer o cálculo do lucro líquido (deduzindo custos e despesas do faturamento bruto), para obter a margem de lucro líquida devemos estipular um valor que bata com o que o mercado esteja interessado em pagar pelo seu produto. Se a produção ou a expectativa de lucros estiverem muito acima do normal, pode ser que você tenha problemas com planejamento financeiro no futuro.
 
03) Custos visíveis e invisíveis
Os “custos visíveis” são os custos tradicionais visualizados na rotina da empresa, de fácil identificação, muitas vezes são planejados, por exemplo: salário dos funcionários, luz, telefone. Os “custos invisíveis” são custos que estão nas organizações, mas não são mensurados, não são medidos pelos sistemas tradicionais de custeio. Alguns deles têm origem externa, enquanto outros nascem e se desenvolvem dentro dela, por exemplo: depreciação, provisionamento de rescisões, provisionamento de férias ou 13º salário.
04) Margem de lucro bruta
A margem de lucro bruta serve para apresentar a rentabilidade de um negócio. Para fazer o cálculo desta margem devemos pegar o quanto ele recebeu pela venda de um produto ou serviço e deduzir o valor de produção ou do custo pelo serviço. Vale lembrar que isso é diferente de lucro, uma vez que os gastos administrativos não entram na conta por aqui.
 
05) EBITDA
Do inglês Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, a EBITDA é uma forma de calcular quanto uma empresa gera de recursos apenas com sua operação, ou seja, antes de subtrair os impostos. Logo, a fórmula para se chegar a EBITDA seria: Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização. Este é um dos indicadores mais fundamentais para empresas que buscam investidores e serve como referência para comparar resultados com outras empresas do mercado.
 
 
06) ROI
O retorno sobre investimento, ou ROI (em inglês, "return on investment") é uma métrica usada para medir os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos. O cálculo é feito da seguinte forma: subtrai-se o ganho obtido a partir do investimento pelo investimento inicial e, em seguida, divide-se esse resultado pelo investimento inicial. A fórmula fica da seguinte maneira: ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial
 
07) Ticket médio
O ticket médio representa, segundo o SEBRAE, o valor gasto em média por um cliente em seu negócio. Ou seja, para se chegar a este resultado deve se encontrar a receita bruta da empresa e dividi-la pela quantidade de clientes em um determinado período.
 
08) Liquidez
Liquidez é a capacidade de transformar um ativo em dinheiro. Quanto mais rápido for essa conversão, mais líquido um ativo é. Esse indicador avalia a capacidade que a empresa tem de pagar seus fornecedores e funcionários.
 
09) Índice de inadimplência
Controlar as contas a receber é importante para que a empresa consiga balancear suas contas a pagar. Este índice avalia o que a empresa tem a receber e quanto desse montante está atrasado ou não sendo pago.
 
10) Índice de Produtividade
O cálculo de receita por funcionário pode servir para mostrar o desempenho de uma equipe. Basta dividir o valor da receita pelo número de funcionários de empresa durante um período específico.

Agora que você conhece todos os pontos importantes em que um gestor precisa ficar de olho, basta acompanhar os resultados de cada KPI dentro da sua empresa para obter os melhores resultados da equipe e também dos investimentos. Com o Sistema Vulcano, sua empresa se mantém muito mais competitiva!
Siga-nos em nossas Redes Sociais
Ícone Telefone Rodapé 45 3055.3344
Ícone Email Rodapé contato@junsoft.com.br
Ícone Site Rodapé www.junsoft.com.br
Ícone Localização Rodapé
Avenida Celeste Muraro nº 148
Tocantins – Toledo/PR - Brasil
CEP: 85.903-342
 
Ícone Agència Tângelo