Perdi minhas informações! E agora?
29/09/2016
A informação é parte significativa do patrimônio de uma empresa. Devido a sua importância está sob risco constante e precisa ser devidamente protegida. Perde-la pode acarretar prejuízos inestimáveis para uma organização. O propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente de seus recursos disponíveis, nos quais se inserem pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, dinheiro, cultura etc.
A perda das informações de clientes, fornecedores, funcionários, faturamento (e outros) traz consequências enormes, acarretando em prejuízos financeiros ou até mesmo na descontinuidade do negócio. Para garantir a segurança da informação de qualquer empresa, é necessário que haja normas e procedimentos claros, que deverão ser seguidos por todos os usuários da empresa. A utilização de controles de segurança para garantir o adequado acesso aos programas, arquivos de dados, aplicações e acesso à rede devem ser rigorosamente tratados pelos gestores de todas as áreas da organização e, principalmente, pela alta administração. Não se pode deixar que os mecanismos de segurança fiquem sem um responsável pela coordenação e eventual responsabilização pelos incidentes de segurança que possam vir a ocorrer.
Neste ponto, é muito importante também a atenção da empresa sobre o backup constante, que nada mais é do que uma cópia de segurança dos dados que precisam ser preservados. Com a orientação e acompanhamento adequado do uso dos controles de segurança, é diminuído (porém não eximido) o risco de ataques, e o backup vem como complemento de segurança para riscos iminentes. Por estes motivos, a Junsoft recomenda que backups sejam realizados diariamente, preferencialmente em unidades externas (unidades físicas ou em nuvem) como medida de segurança, afinal, quanto vale suas informações?
adapatado do site: profissionaisti.com.br