A famosa frase do matemático britânico Clive Humby:
"Dados são o novo petróleo" (Data is the new oil), bem como a publicação da The Economist:
"O recurso mais valioso do mundo não é mais o petróleo, mas dados" (The world’s most valuable resource is no longer oil, but data) tem sido muito citadas pelo mercado e executivos mundo afora, apontando que aqueles que possuírem dados terão um recurso muito valioso e mãos.
Mas Humbly vai além quando diz:
“Os dados são o novo petróleo. É valioso, mas, se não for refinado, não pode ser usado (...), portanto, os dados devem ser divididos, analisados para que tenham valor", ou seja, assim como o petróleo deve ser refinado, os dados precisam receber um tratamento correto para estarem prontos para sua utilização em seu total potencial.
Isso significa que a maior riqueza não está na massa de dados em si, mas na inteligência capaz de organizá-los, e a partir disto extrair descobertas que possibilitarão transformar a realidade das empresas de modo geral.
Um dos maiores desafios no caso do Petróleo, é localizar as boas reservas naturais que são subterrâneas, com dados é diferente, o desafio é qualificar e cruzar informações criando visões de cenários específicos para a realidade das empresas, a partir de uma grande massa de dados disponível através da utilização de sistemas de gestão empresarial.
Podemos dizer então que o primeiro passo é a empresa utilizar um
Sistema de Gestão Empresarial (ERP), que permita registrar e centralizar em seu banco de dados, todas as informações, de todas as áreas do negócio, sendo esta a matéria prima de onde serão extraídas as riquezas, ou seja, as soluções capazes de elevar exponencialmente a competitividade de um negócio.
O segundo passo é o processo de "mineração e refinamento". Além de ferramentas e equipamentos corretos e necessários para este processo, o desafio maior das organizações está justamente nesta "inteligência" capaz de criar esses “insights”.
Especialista em soluções para gestão empresarial e com clientes em todas as regiões do Brasil, a Junsoft conta com um time multidisciplinar em com grande experiência, sempre desenvolvendo e apresentando ao mercado novas tecnologias e novas soluções.
Neste mercado de dados por exemplo, a Junsoft oferece soluções como o "Follow Up" e "SuperView", produtos voltados para mineração e interpretação de dados, que já vem com dezenas de cenários prontos de acordo com a realidade de cada negócio nas mais diversas áreas: Comercial, produtiva, administrativa e gerencial, bem como, também permite o desenvolvimento de novos cenários específicos para cada empresa.
Clique aqui e conheça mais sobre as soluções da Junsoft.