Prazo final para adequação de boletos sem registro!
02/12/2016
A Junsoft já havia informado seus clientes e parceiros a respeito das mudanças relacionadas à emissão de boletos sem registro, através da notícia veiculada no mês de setembro em nosso site (veja). No entanto, buscando assegurar a adequação dos usuários, reforçamos a mudança no sistema de pagamentos.
De acordo com o comunicado da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), entramos no último mês de plena utilização do boleto sem registro. A medida, que vem sendo implementada desde junho de 2015, visa trazer mais transparência e segurança ao mercado de pagamentos.
No entanto, existe uma informação ainda pouco divulgada: será possível emitir títulos sem registro mesmo após dezembro de 2016. O que muda, segundo a Febraban, é que os boletos de cobrança oriundos de cobrança sem registro somente poderão ser recebidos pelo Banco Beneficiário (emissor), mesmo antes da data de vencimento. Em outras palavras, a cobrança sem registro não deixará de existir definitivamente, mas o fato de que o pagamento só será aceito pelo banco emissor certamente é um grande impasse para o beneficiário.
Para evitar complicações, é recomendado que a empresa que trabalha com esta modalidade de emissão de títulos avalie a mudança para a carteira com registro. Apesar de haver a expectativa de que o custo aumente para as empresas, um dos principais ganhos da medida é a segurança, já que estava crescendo demasiadamente o número de fraudes contra bancos, empresas e consumidores finais.
Fonte: Comunicado Febraban FB-014/2015 / Adaptação: contasemrevista.com.br