Você já planejou e organizou sua empresa para o ano novo?
16/12/2016
O fim do ano está se aproximando e estes últimos dias são extremamente importantes para que o empreendedor pare um pouco e reflita sobre seu negócio e seu desempenho nos últimos meses. No entanto, é fundamental olhar para o passado e planejar o futuro, para que seja possível atingir melhores resultados.
Mas, afinal de contas, qual é a importância do planejamento para a empresa? Em um cenário complexo e instável como o que país atravessa, o planejamento empresarial torna-se uma ferramenta indispensável. Além de orientar a empresa sobre suas prioridades, ações e objetivos, fornece maior segurança à gestão e estreita o caminho para atingir o sucesso.
A seguir, confira algumas dicas para fazer um bom plano para 2017.
1 - Observe as ações que trouxeram bons resultados e aprenda com os erros
Para decidirmos qual caminho é o melhor a seguir, normalmente tomamos como base experiências passadas e verificamos quais foram as práticas mais positivas. No entanto, erros fazem parte do processo de maturação e desenvolvimento das organizações. Com isso, é imprescindível que as empresas tenham a habilidade de perceber aonde existem falhas, processos incorretos ou oportunidades de melhorias, para que apliquem medidas corretivas e consigam extrair mais resultados de suas operações.
2 - Verifique se a empresa tem se adaptado às alterações mercadológicas, de público e concorrentes
Nos dias atuais as empresas trabalham com muitas variáveis durante sua jornada, sejam elas econômicas, tecnológicas ou culturais. Sabendo disso, é importante atentar-se para o posicionamento do negócio em meio aos diversos fatores que estão em contato com o mesmo, e analisar se as ações estão voltadas para o resultado. Existem ferramentas que facilitam este tipo de trabalho, como a análise SWOT (ou matriz FOFA, no português).
3 – Estabeleça novas metas e novos objetivos
É imprescindível colocar no papel quais são as metas e objetivos que a empresa deseja cumprir no ano seguinte. Lembre-se de desafiar a si mesmo e sua empresa, porém vale destacar a necessidade de criar metas tangíveis e realistas. O sucesso está nos detalhes e é preciso dar um passo de cada vez.
Com essas dicas, sem dúvidas sua empresa irá surpreender em 2017!